Confira
SERRAS GAÚCHAS / BRASIL
SERRA GAÚCHA - RIO GRANDE DO SUL
A Serra Gaúcha é a região serrana mais bonita e com uma das melhores estruturas turísticas do Brasil. Um dos destinos mais procurados do turismo interno, sobretudo no inverno (quando as temperaturas ficam negativas - abaixo de zero grau - 0°C - chegando a nevar às vezes), Gramado tem de tudo, para todos os gostos. São festas, realizadas em quase todos os meses do ano, vão desde o Carnaval, de folia diferente (inspirado no Carnaval mascarado de Veneza, na Itália), passando por feiras de artesanato e livro, e festivais conhecidos internacionalmente como o Festival de Cinema de Gramado (que reúne trabalhos brasileiros e latinos), ao Paraglider Show (para quem curte o esporte).
Diferentemente de outras cidades serranas do Brasil, a Serra Gaúcha tem diversidade de culturas e costumes: são italianos em Bento Gonçalves, Garibaldi e Caxias do Sul; alemães em Nova Petrópolis, assim como alemães e italianos em Gramado e Canela. As cidades preservam a cultura do país deigem nas construções, culinária e festas típicas.
Venha aproveitar os melhores Passeios na Serra Gaúcha!
Não se pode negar, porém, que as cidades gaúchas, em especial Gramado e Canela, são as que reinam na temporada. Não é para menos: elas parecem reunir todo o charme da estação com comidas típicas, como sopas e fondues, e eventos culturais como festivais de música e festas tradicionalíssimas. Tudo devidamente temperado por vinhos em ambientes decorados e esquentados por lareiras - o que faz os casais que visitam a região enlouquecerem.
Gramado apresenta uma grande variedade de opções alimentares, que vão desde as churrascarias típicas gaúchas até restaurantes com comida alemã, italiana e suíça, galeterias, cantinas, casas de chá e os famosos cafés coloniais. Tudo muito bem acompanhado por um vasto cardápio de bons vinhos e licores.
Vinhos e produtos relacionados à colonização europeia, especialmente alemã e italiana, também são excelentes opções de compra. Vinhos das melhores vinícolas da região serrana são encontrados com facilidade. Sem contar as delícias de uma variedade de alimentos produzidos a partir de receitas tradicionais alemãs e italianas como queijos, salames, patês, geleias e doces de leite ou frutas.
CIDADES DE GRAMADO E CANELA - RS - Serras Gaúchas
Criamos uma página especial para Gramado e Canela, pois essas duas cidades são o coração da Serra Gaúcha e com certeza serão as que mais lhe encantarão. Clique aqui para acessar a página de Gramado e Canela oua leitura abaixo para conhecer algumas das demais cidades da Serra Gaúcha.
CIDADE DE NOVA PETRÓPOLIS – Apresentação
Com a "Paz de Poncho Verde", firmada em 1845, cessaram as hostilidades em toda a Província Gaúcha, marcando o término das lutas fraticidas da "Revolução Farroupilha". Imediatamente foram retomados os grandes projetos de Imigração e Colonização do Império, interrompidos por dez anos no Rio Grande do Sul. A nova legislação permitiu às Províncias e até a iniciativa particular investirem no setor. Assim, o Rio Grande responsabilizou-se por oito Colônias Provinciais, entre elas: Nova Petrópolis, fundada em 7 de setembro de 1858.
A nova Colônia abrangia um vasto território que excedia os limites dos rios Caí e Cadeia, avançando até os limites presumíveis das primeiras Estâncias do Campo de Cima da Serra. O nome do projeto foi em homenagem a Sua Majestade D. Pedro II (Nova Petrópolis = Nova Cidade de Pedro), mas também analogia a "Real Cidade de Petrópolis" do Rio de Janeiro, local de férias da Família Imperial da Corte.
Os imigrantes que chegaram a Nova Petrópolis desde 1858 eram na maior parteiundos dos "Estados Alemães": Pomeranos, Saxões, Renanos e Boêmios do Império Austro-Húngaro. Além destes, alguns franceses das regiões limítrofes franco-germânicos, holandeses, belgas, poloneses, russos até irlandeses e escoceses que haviam fugido dos Estados Unidos devido à Guerra da Sucessão.
Esses imigrantes, apesar de sua heterogeneidade, conseguiram iniciar um processo cultural específico da região, com a interação dos elementos culturais importados e os aqui encontrados, vindos dos "tropeiros" que desciam dos Campos de Cima da Serra com suas manadas rumo aos mercados urbanos.
A falta de escolas obrigou os imigrantes a criar sua estrutura educacional própria, a qual o ensino era ministrado por elementos escolhidos pelos próprios colonos e em língua alemã. As mesmas estruturas surgiram nasganizações religiosa, social, etc., adotando uma sistemática toda semelhante ao que haviam deixado na velha pátria.
Estabelecidas as grandes metas para o desenvolvimento do município, as bases agrícolas receberam grandes investimentos de infraestrutura, destacando a implantação de um novo cooperativismo, a exemplo da Cooperativa Agropecuária Piá. Os minifundiários que se modernizaram deixaram de ser improdutivos, o que era raro no Brasil. O desenvolvimento industrial intensificou-se com o deslocamento de indústrias para a zona rural, aproveitando os excedentes na mão de obra.
Com o resgate dasigens históricas do município, houve um grande incremento na vida cultural, especialmente no folclore. O movimento turístico intensificou-se gradativamente, assumindo o aspecto de turismo cultural. Expandiram-se com isso as malharias, artesanato, hotéis, restaurantes e cafés coloniais. Hoje o local se encontra em posição invejável, tanto no plano sóciocultural como no econômico.
Atualmente, Nova Petrópolis faz limite com os municípios de: Vale Real, Feliz, Linha Nova, Picada Café, Santa Maria do Herval, Gramado e Caxias do Sul.
PONTOS TURÍSTICOS E ATRATIVOS DE NOVA PETRÓPOLIS
Labirinto Verde
Localizado na Praça da República, o labirinto é feito com ciprestes cuidadosamente cortados em forma de "cerca viva". As plantas formam as paredes que desenham o seu traçado. É uma atração que diverte a todas as idades.
Parque do Imigrante
É um monumento vivo à cultura alemã. Possui mais de 10 hectaresde mata nativa em pleno centro da cidade, com edificações antigas tombadas pelo município. Entre lagos, árvores centenárias e pássaros, somos surpreendidos com sons de bandinhas e danças de grupos folclóricos que se apresentam na retreta do parque, ao lado de um Biergarten (Jardim da Cerveja) ao ar livre que serve petiscos e, é claro, uma boa cerveja gelada. Nas tendas rústicas encontramos os mais variados produtos da região.
Jardins da Percepção
No Jardim da Percepção o visitante, através de uma simulação de ausência da visão, vedando os olhos, aguça as sensibilidades tátil, gustativa, olfativa e auditiva. O passeio é monitorado e o visitante estará em contato com aproximadamente 200 espécies de plantas herbáceas e árvores, distribuídas em tácteis, perfumadas e gustativas. Além de esculturas, pedras, animais empalhados e um caminho por onde as pessoas passeiam descalças.
Praça da República
É um recanto bucólico, no centro da cidade, sempre florido. Por causa disso, também é conhecida como Praça das Flores. Especialmente na primavera e no verão, proporciona uma paisagem única.
Aldeia Histórica Alemã
Nela você se sentirá como os primeiros habitantes da cidade, no século passado. Apresenta 9 prédios em estilo Enxaimel trazidos do interior do município, reproduzindo as comunidades alemãs entre os anos de 1875 e 1910.
Ninho das Águias
A 720 metros de altura, com três rampas de voo livre, oferece uma belíssima paisagem do Vale do Rio Caí e da cidade de Caxias do Sul. Seu acesso é pela BR-116.
Praça Theodor Amstad
Neste lugar surgiu a primeira Cooperativa de Crédito da América Latina, em 1902. Ali há um monumento ao seu iniciador. Está localizada na Linha Imperial, a 7 quilômetros do centro da cidade.
Cascata Johann Grings
Entre a cascata e o alicerce da primeira serraria (1862), o visitante encontra a "bica" com água pura e cristalina da rocha.
Pinheiro Multissecular
Com uma altura de 45 metros e um diâmetro que requer 7 pessoas adultas para ser abraçado, o Pinheiro Multissecular é mais uma atração em Linha Imperial. Fica a 1 quilômetro da RS-235, no acesso à Praça Theodor Amstad.
Panelão
É uma formação rochosa com queda d"água, formando um lago com saída subterrânea. A vontade é de entrar na água e aproveitar esse presente da natureza. O acesso é por Linha Araripe, a 18 quilômetros do centro da cidade, pela RS-235, com mais 5 quilômetros de estrada.
Noite Alemã com Danças Folclóricas Alemãs
Na cidade de Nova Petrópolis, encontramos o melhor da culinária germânica no Restaurante Torquês que apresenta um jantar com mais de 110 opções de comidas entre pratos típicos, grelhados, saladas, salgados, frios, doces, tortas e sobremesas. A animação é feita por bandinhas alemãs que tocam músicas típicas durante o jantar. Para finalizar a noite, acontece um show de um grupo de danças folclóricas germânicas, que encanta a todos os visitantes.
CIDADE DE SÃO FRANCISCO DE PAULA – Apresentação
São Francisco de Paula – RS está localizada a 112 quilômetros da capital Porto Alegre, com altitude de 907 metros, e população estimada de 19.968 habitantes em 2004. Com um povo hospitaleiro e belos pontos turísticos, a cidade tem grande tendência ao turismo. Destacando o Lago São Bernardo, localizado a menos de 800 metros do centro da cidade, que propicia aos moradores e visitantes de "São Chico" um ótimo local para repouso e ótimo para um chimarrão com os amigos.
São Chico, como também é conhecida, é atualmente administrada pelo Prefeito Décio Antônio Colla, o qual investe e divulga a cada ano nossas maiores atrações como a Festa do Pinhão, a Odisséia das Águas, entre outros eventos menores.
Com uma rede hoteleira e de restaurantes diversificada, procura propiciar ao turista o aconchego do povo serrano.
No limite da Região das Hortênsias e no começo dos Campos de Cima da Serra, São Francisco de Paula é a representante, por natureza, da cultura gaúcha perante as quatro cidades da região.
Com paisagens dos campos que somente lá podem ser apreciadas, você encontrará também muitas cascatas e trilhas para desfrutar um verão diferente e sem o congestionamento dos grandes centros de veraneio.
As atividades típicas gauchescas combinam com uma programação permanente de eventos e apresentações planejadas com as demais cidades da Região das Hortênsias.
PONTOS TURÍSTICOS E ATRATIVOS DE SÃO FRANCISCO DE PAULA
Igreja Matriz
Igreja ampla, inaugurada em 14 de junho de 1964, apresenta no seu interior um interessante conjunto de vitrais. À frente do templo há uma imagem do padroeiro da cidade, São Francisco de Paula, feita com material reciclado. As portas da igreja foram esculpidas à mão por Tarcisio Nodari, entre 1967 e 1968, levando em torno de seis meses para serem concluídas.
Recanto dos Escoteiros da SOGIPA
A Sociedade de Ginástica Porto Alegre (SOGIPA) dispõe de uma sede com toda infraestrutura (pavilhão central com churrasqueira, cozinha, fogo de chão, alojamento, quadras para jogos e cantina). Esta área serve como campo de treinamento dos escoteiros (grupo George Black). Fica no bairro Rondinha e é privativa dos associados e escoteiros do clube.
Monumento à Cuia e ao Negrinho do Pastoreio
Situados ao longo dos canteiros da avenida principal da cidade (Júlio de Castilhos), os dois monumentos destacam aspectos e lendas do folclore gaúcho. A cuia simboliza a tradição e a hospitalidade do povo, e o Negrinho do Pastoreio é um dos mais famosos personagens do folclore gauchesco. O monumento erguido pela iniciativa do CTG Rodeio Serrano foi concebido pelo artista plástico Vasco Prado e acabou se convertendo em local de pagamento de promessas, marcado por velas, doces, balas e cigarros "pagos" pelos crentes ao negrinho.
Lago São Bernardo
Cartão postal de São Francisco de Paula, o lago despoluído fica próximo ao centro, com uma extensão de 1.900m e profundidade média de 5 m. Suas margens são ajardinadas e cercadas de árvores e pinheiros. O local é ideal para caminhadas e tem sido usado para prática de esportes aquáticos. A visitação é permanente e gratuita.
Cascata da Ronda
É um conjunto de 5 quedas d"água, em uma extensão de 4,5 quilômetros, que possui uma altura de aproximadamente 100m. O conjunto é formado por diversos patamares, alguns observados somente a partir do topo e o último observado a partir da base. O acesso a este local é feito por uma trilha que atravessa mata nativa. A visitação é permanente e gratuita.
Monumento ao Carreteiro
Presta uma homenagem aos carreteiros que movimentavam o comércio da região, vendendo e comprando mercadorias.
Pesca Esportiva
Os amantes do esporte poderão pescar Truta arco-íris e Black Bass em uma fazenda que possui estrutura com banheiros, cozinha, frigobar, freezer, churrasqueira, área para camping e pequeno quarto para pernoite. As pescas são exclusivamente nas modalidades de iscas artificiais e "Fly fishing".
Passo da Ilha
Local para camping selvagem que dispõe de cantina, banheiros, água e luz. Cercado pelas corredeiras do Rio Tainhas, tem mais de 150 m de largura, onde se formam pequenas cachoeiras. Quando o rio está em seu nível normal, é possível atravessá-lo de automóvel. No entanto, é bom ter cautela com as enxurradas que elevam, rapidamente, o nível das águas. A visitação é permanente e gratuita.
Floresta do Ibama
Grande reserva natural de araucárias e Mata Atlântica, localizada na descida para a Serra do Umbu, a 25 quilômetros da cidade. Possui cascatas e trilhas em meio a uma mata nativa de 900 hectares.
Barragens
As represas do Salto, do Blang, da Divisa e da Corsan possuem grandes volumes de água, todas piscosas. As 3 primeiras servem como alimentadoras do Sistema Energético Salto (CEEE), e acumulam água para a geração de energia nas Usinas de Bugres e Canastra, de 51.000 Kw/h. Oferecem extensas áreas para lazer, aventura, camping, balneário, pesca amadora e prática de esportes náuticos, em São Francisco de Paula, com paisagens formadas por campos, rios e pinhais. A visitação é permanente e gratuita.
Parque das Cachoeiras
Situado a aproximadamente 4 quilômetros do centro da cidade, o parque tem acesso razoável por estrada de terra. É cercado por oito Cerros, sendo o mais destacado o da Solidão. Na reserva, uma estrada de chão conduz a 6 grandes cascatas, além de várias outras menores, todas escondidas entre a Mata Atlântica. São elas: Neblina, Ronda, Remanso, Ravina, Escondida e Quatrilho. Com 20 trilhas muito bem sinalizadas e divididas em quatro roteiros, é necessário mais do que um dia para a visitação completa. Seu acesso é feito pelo Lago São Bernardo (Estrada da Roça Nova, que liga São Chico a Rolante). A visitação é diária, das 8 às 18h.
Parque das Cascatas
O Parque das Cascatas está localizado em Lajeado Grande. Além da posição estratégica entre as estradas da Rota do Sol e os Caminhos da Neve, a área dispõe das belezas naturais que a transformaram num local encantador. Possui área livre de 64 hectares com trilhas ecológicas, bar, cantina, ecoturismo, piscinas naturais, cabanas com lareiras, etc.
Churrasco de Vala
O churrasco é o prato mais característico da culinária gaúcha, seguida do arroz carreteiro. O costume de comer carne assada é milenar, e são muitas as formas de assar o churrasco - nas brasas, labaredas ou sobre o calor do fogo. Nas regiões campesinas, é tradicional o uso de espetos de madeira verde, especialmente de pitangueira, que transmite um sabor agradável à carne. Em São Francisco existe um ótimo restaurante para experimentar o tradicional churrasco de vala: o Pomar Cisne Branco.
CIDADE DE CAMBARÁ DO SUL – Apresentação
Cambará do Sul é uma cidade pequena que preserva as tradições gaúchas. Pelas suas ruas podem ser vistos homens usando bombachas e pessoas tomando chimarrão, mas a beleza da cidade está nos parques Aparados da Serra e Serra Geral. Ambos possuem vários cânions de beleza estonteante e paisagem única no Brasil.
A 980 metros de altitude, Cambará do Sul destaca-se por seu valioso tesouro nacional formado pelos cânions. A cidade foi cenário de produções artísticas como as novelas da Rede Globo Esplendor e Chocolate com Pimenta, a minissérie A Casa das Sete Mulheres e o filme Anahy de las Misiones. Cambará do Sul localiza-se na região nordeste do Rio Grande do Sul e faz divisa com as cidades gaúchas São José dos Ausentes, Jaquirana, São Francisco de Paula e a catarinense de Praia Grande. Aigem do nome da cidade é tupi-guarani, e significa "folha de casaca rugosa". Ela é popularmente conhecida pelos seus poderes medicinais É possível encontrar uma árvore destas na praça central da cidade.
Confira as atrações da cidade no resumo a seguir.
Parque Nacional Aparados da Serra
Um cenário de tirar o fôlego, assim pode ser definido o Parque Nacional de Aparados da Serra que está localizado no nordeste do Estado do Rio Grande do Sul, na divisa com Santa Catarina. No parque está o cânion mais famoso do Brasil, o Itaimbezinho, mas existem várias outras atrações que deixam os visitantes deslumbrados. Veja as principais atrações do parque a seguir.
Itaimbezinho
O Cânion do Itaimbezinho é o maior da América do Sul, com 5.800 m de extensão, largura de até 2.000 m e profundidade máxima de 720 m. Ele é cercado de pinheiros nativos, e suas paredes amareladas e avermelhadas são cobertas por vegetação baixa, característica da região. O Rio Perdizes desce as paredes rochosas, formando a Cachoeira Véu de Noiva, num cenário impressionante. O Rio do Boi também serpenteia as pedras, formando outras várias quedas d"água.
Cascata das Andorinhas: É formada por um grande volume d"água que corre pelo Rio Perdiz e despenca pela escarpa do Cânion Itaimbezinho. Pode ser vista a partir da Trilha do Vértice ou do Mirante do Cotovelo.
Cascata do Véu de Noiva: Formada pelo Arroio Preá, esta bela queda d"água situa-se próxima ao Mirante do Cotovelo e pode ser vista a partir da Trilha do Vértice.
Cachoeiras do Venâncio: Formadas pelo Rio Camisas, possui uma sequência de quedas d"água cristalinas que se transformam em cataratas, cercadas pela exuberante mata ciliar, mata de araucárias e dos Campos de Cima da Serra. É um ótimo local para banhos relaxantes e está localizada no município de Jaquirana, a 23 quilômetros do centro de Cambará do Sul.
Trilha do Vértice: É a mais fácil e a única que pode ser feita sem acompanhamento de guia. Dura em média 45 minutos e tem 1,5 quilômetro de extensão (ida e volta). O trajeto circunda a boca do cânion, permitindo a observação do lado frontal da Cachoeira das Andorinhas.
Trilha do Cotovelo: Tem 6 quilômetros de extensão e permite uma vista completa do Itaimbezinho, passando pelo Arroio Perdizes, com vista lateral da Cachoeira Véu da Noiva.
Trilha do Rio do Boi: Indicada para os mais experientes, tem duração média de 7 horas, com início no fundo do Vale do Itaimbezinho até chegar à superfície do cânion. É necessário o uso de técnicas de escalada para essa última parte.
Parque Nacional da Serra Geral
O Parque Nacional da Serra Geral é uma extensão do Parque Nacional dos Aparados da Serra. Reproduz o mesmo relevo acidentado, com formação de paredões e cânions. São mais de 60 cânions na região. Os mais famosos são o Malacara e o Fortaleza. Veja, a seguir, as principais atrações do parque.
Cânion Fortaleza
Principal atrativo do Parque Nacional da Serra Geral, o cânion Fortaleza impressiona pela sua imponência, retratando em suas paredes as diversas camadas de derrames basálticos que resultaram da formação da Serra Geral. Escavado pelas forças erosivas da natureza, essas enormes gargantas guardam cenários deslumbrantes em seu interior. Para quem curte aventuras na natureza, a beleza local faz valer a pena o esforço das trilhas. Seu nome provém da semelhança das paredes e muralhas de fortalezas medievais.
Cânion Malacara: Localiza-se entre os cânions do Itaimbezinho e da Fortaleza.
Ainda intocado e sem nenhuma infraestrutura, seu ambiente é moldado conforme as leis da natureza. O acesso só pode ser feito a pé e é um exercício de trekking saudável e gratificante, pois as paisagens que se vislumbram da Serra Geral dão um sabor especial a esse passeio. Possui lindas cascatas e em dias sem muita névoa, do seu topo, é possível avistar parte do litoral.
Cânion Churriado: Localiza-se no parque Serra Geral e, apesar de ser menor que o Fortaleza e o Malacara, mecere uma visita. A trilha de acesso é mais difícil e, por isso, é bom contratar um guia.
Cachoeira do Tigre Preto: É formada por três quedas (entre 30 m e 250 m). Pode ser vista a partir do meio das águas devido às pedras existentes no local.
Pedra do Segredo: É uma rocha de cinco metros de altura e 30 toneladas, aproximadamente, apoiada numa pequena base. Qual será o segredo de sua sustentação? Parece que um sopro pode derrubá-la; ventos cortantes a lapidam dia a dia.
Lajeado das Margaridas: Formado pelo Rio Camisa, fica a 12 quilômetros de Cambará. As corredeiras do rio formam um lajeado de cerca de 50 m de extensão, ótimo para banho. Trilha fácil.
Cachoeira Dona Délcia: A 3 quilômetros de Cambará, é onde o Arroio Campo Bom despenca em forma de várias cachoeiras da região. Tem uma trilha de 3 quilômetros, mas não apresenta dificuldade. De acordo com funcionários do Ibama, o parque chega a receber 1.000 pessoas por dia no verão. A entrada é gratuita; não é permitido acampar no local, tampouco visitá-lo depois das 17 h. Contemplada a beleza, rumamos para o Parque Aparados da Serra, que abriga o espetacular e imenso Itaimbezinho.
Trilhas da Pedra do Segredo: O percurso tem 1,5 quilômetro de extensão e dura em média duas horas, cruzando o Arroio do Segredo e passando por uma estreita picada ao lado da Cachoeira do Tigre Preto. Noda trilha, observa-se a parte frontal da queda.
Trilha Malacara: Esta é uma trilha para quem realmente tem experiência. No total são 23 quilômetros, numa caminhada que atravessa todo o parque em dois dias. O percurso tem inicio na Guarita Gralha Azul, em Aparados da Serra, e atravessa rios e capões, passando por colinas e beiras de abismos. Passa-se pelos cânions Malacara, Churriado e Fortaleza.
Trilha Cachoeira do Tigre Preto: Caminhada fácil, começando junto à ponte de concreto sobre o Arroio Segredo. Seguindo o arroio por, aproximadamente, 800 m, você estará no alto da Cachoeira do Tigre Preto. Neste ponto, atravesse o rio por cima das pedras (cuidado, pois algumas são bem lisas!) e pegue uma trilha no meio da mata. Cerca de 250 m adiante, chega-se a um mirante de onde se tem uma linda vista de frente da cascata, com uma queda de mais de 200 m. Continue a trilha pela borda do cânion por mais 30 minutos até a Pedra do Segredo.
CIDADE DE BENTO GONÇALVES – Apresentação
Bento Gonçalves guarda em suas raízes as tradições e os costumes dos imigrantes italianos. Com uma paisagem tipicamente europeia, o município ostenta o título de Capital Brasileira do Vinho. O vale dos vinhedos é a principal atração da cidade, juntamente com o passeio de Maria Fumaça. Vale a pena conferir.
Maria Fumaça
O passeio turístico de trem a vapor é uma grande atração na Serra Gaúcha, na rota da Uva e do Vinho. Os turistas são calorosamente recepcionados na estação de Bento Gonçalves com vinho e degustação de queijos. Ao soar o sino, todos embarcam nesta viagem repleta de alegria que traduz o jeito de ser dos imigrantes italianos. São 23 quilômetros de percurso em 1h30min. Durante o passeio - que tem clima de festa – pode-se conhecer o coral típico italiano, a dupla que toca a tarantela e os gaúchos. O trem para na estação de Garibaldi, onde acontece um show com músicas italianas e gaúchas, enquanto o turista degusta os espumantes produzidos nessa cidade. O passeio é encerrado na estação de Carlos Barbosa com mais um show.
Vale dos Vinhedos
Conhecer o Vale dos Vinhedos, em Bento Gonçalves, é imprescindível para quem sobe a Serra Gaúcha. Na região, estão algumas das melhores vinícolas do país. Parreirais podem ser vistos numa rota de bela paisagem. Além de se deliciarem com a culinária italiana, os visitantes podem acompanhar desde a colheita das uvas até a confecção dos vinhos, degustar raridades da adega e comprar produtos coloniais.
Caminhos de Pedra
Considerado um museu vivo, o roteiro abriga um conjunto arquitetônico com casas de pedra e madeira, construídas pelos imigrantes italianos. São 12 quilômetros no distrito de São Pedro, em Bento Gonçalves. O local, antiga rota comercial, resgata mais um pouco da história da imigração italiana com suas casas de tábuas de seis metros, adegas de pedra, moinhos e cantinas construídos a partir de 1880.
Ponte do Rio das Antas
Situada no Vale do Rio das Antas, entre Bento Gonçalves e Veranópolis, num local de belíssima paisagem, é uma obra que chama muita atenção pela sua grandiosidade. Na visão da engenharia, é destaque pela sua geometria em arcos paralelos e pelas soluções adotadas com os recursos da época em que foi construída. É a maior do mundo em arcos paralelos.
Pipa Pórtico
Ao chegar a Bento Gonçalves, o visitante está entrando no mundo do vinho. No acesso principal da cidade, um pórtico em formato de pipa, medindo 17 metros de altura, dá as boas-vindas ao visitante. A Pipa Pórtico, construída em 1985, é considerada o cartão de visita da cidade e substituiu a antiga, que era de madeira. Ao lado da Pipa Pórtico, está localizado o Posto de Informações Turísticas.
Parque Temático Epopéia Italiana
Sentir o cotidiano dos imigrantes italianos na época de sua chegada (1875) já é uma experiência possível em Bento Gonçalves. O parque Epopéia Italiana, em 2.000 metros de área construída, apresenta nove ambientes que vão desde a vida na Itália, passando pela viagem ao Brasil, e por fim, à adaptação no novo continente. Os efeitos especiais de som e luz proporcionam dinamismo, dando vida às réplicas e ambientes. No Parque Temático Epopéia Italiana o visitante se envolve no clima da época. Em nove cenários com efeitos especiais de som e luz, que retratam as emoções e necessidade que os imigrantes tiveram desde a saída da Itália até chegar no Brasil. Ao final, todos são convidados para uma saborosa degustação de vinho, suco de uva e biscoito colonial (receita do Lazaro e da Rosa).
Museu Histórico Casa do Imigrante
O prédio, construído em 1913 com características da arquitetura colonial italiana, proporciona uma viagem no tempo e leva o visitante ao cotidiano de uma família de imigrantes. Com uma exposição permanente de objetos, utensílios de trabalho e instrumentos musicais, o museu guarda também um rico acervo de documentos que permite reconstruir a vida dos primeiros habitantes da Serra Gaúcha.
Vinícola Aurora
A Cooperativa Vinícola Aurora foi a primeira vinícola de Bento Gonçalves a abrir suas portas ao público. O roteiro mostra os diversos procedimentos da arte de elaborar vinhos, percorrendo corredores com barris de carvalho, tanques de inox e enormes pipas de madeira.No local a vinícola oferece degustação gratuita de toda a sua linha de produtos. No varejo da empresa, o turista tem a oportunidade de adquirir os produtos degustados.
Monumento Imigrantes Italianos
BO Monumento aos Imigrantes Italianos foi inaugurado em outubro de 2005, dentro das comemorações dos 130 anos da imigração italiana no Rio Grande do Sul, sendo a obra oficial alusiva à data. A escultura de autoria do artista plástico Gustavo Nackle Neffa é totalmente em bronze, pesando 121 toneladas. Além do valor artístico, o monumento homenageia o esforço e o trabalho de tantos homens e mulheres que dedicaram sua vida pra construir a grandeza do município de Bento Gonçalves.
Calçada da Arte
Na Calçada da Arte estão fixadas obras de 29 artistas plásticos bento-gonçalvenses. As pinturas, feitas em tinta à óleo e acrílica, e as esculturas em madeira impermeabilizada são protegidas por placas de vidro blindado e retratam a história da colonização e da cultura italiana, o desenvolvimento do município e cenas do dia-a-dia.
Palácio Municipal
O Palácio Municipal, em estilo arquitetônico neoclássico, foi inaugurado em 20 de setembro de 1902 e está situado na Via Del Vino, no centro da cidade. Até o ano de 1935, funcionavam no prédio várias repartições públicas, entre elas a Escola Elementar General Bento Gonçalves da Silva, na qual estudou Ernesto Geisel, ex-presidente da República.
Onde Estamos
Avenida das Hortências, 680 | Planalto | Gramado | Rio Grande do Sul
CEP: 95.670-000
Contato
Tel: (054) 3421-3333
WhatsApp: 55 (54) 9 9104-4129
E-mail: hotelsky@portalserragaucha.com.br
Redes Sociais